Comentários (17)

OPINIÃO: Deverá a Valve entrar na guerra das consolas?

Apesar dos rumores sobre a Valve estar a trabalhar numa "máquina" que supostamente irá revelar na E3, Gabe Newell disse que a decisão vai depender da evolução da indústria. A pergunta impõe-se: fará sentido a Valve entrar na guerra das consolas?

Sexta, 04 Maio 2012 16:00

Por: Bruno Mendonça

Com a próxima geração de consolas no horizonte, a indústria parece viver numa espécie de sobressalto esquizofrénico, num enredo pautado por rumores, fabulações, encobrimentos e muita contrainformação. É verdade que a trapaça escondida atrás do "escudo protetor" de fontes que se dizem anónimas – que na maioria dos casos simplesmente não existem ou não têm qualquer credibilidade para sustentar a informação referida – faz aumentar ainda mais a expectativa, mas por regra estamos perante um aproveitamento descarado de um conjunto de recursos que visam apenas desestabilizar o "inimigo", e que tem nos média o seu principal campo de batalha.

A VERDADE DA MENTIRA
Depois de a Nintendo ter assumido a liderança nesta "corrida" pela nova geração, com o lançamento da Wii U marcado para o Natal, a especulação em torno das próximas consolas da Sony e da Microsoft enche as manchetes de sites e revistas da especialidade. Será que a Sony avança com o anúncio da PS4 na próxima edição da E3? Ou será a Microsoft a dar esse passo? E se estivermos todos enganados e surgir um outsider, como a Valve ou a Apple?

A “guerra” está ao rubro e o episódio mais recente prende-se com o suposto desejo da Valve de fazer parte integrante deste conflito. Apesar de tudo, os responsáveis da companhia norte-americana colocaram recentemente um ponto final nos rumores sobre o desenvolvimento de uma consola ou de qualquer outro tipo de hardware. A badalada Steam Box, que numa primeira fase chegou a estar associada ao Alienware X51, não passa afinal de um equipamento criado especificamente para testar software. Doug Lombardi afirmou mesmo que “todo o aparato gerado à volta da Steam Box não passa de operações de rotina inerentes ao desenvolvimento de software”.

De qualquer forma, como se percebe pelas palavras de Gabe Newell, a Valve não descarta a possibilidade de entrar na guerra das consolas. "Não é o primeiro pensamento que nos passa pela cabeça, era preferível que pessoas com experiência no fabrico e na distribuição de hardware se encarregassem dos nossos projetos. No entanto, se mais ninguém consegue, a Valve terá de fazer o seu próprio hardware inovador. É necessário continuar a evoluir, e se mais ninguém quiser inovar, teremos de ser nós."

A NOVA GERAÇÃO
Pessoalmente penso que a entrada de um novo player no mercado só faz sentido se conseguir realmente inovar a indústria, seja pela própria capacidade tecnológica da máquina, pela adoção de um modelo de negócio mais atrativo para o consumidor final, sem esquecer todo o potencial associado à evolução tremenda das velocidades de Internet, onde ganha cada vez mais relevância o conceito de computação na nuvem. A aposta na conectividade, partilha e interação a uma escala global é já uma exigência dos nossos dias e, no futuro, a experiência da Valve com o Steam seria realmente uma mais-valia caso a companhia decidisse avançar com uma máquina de jogos (um PC disfarçado de consola ou vice-versa). Mas seria esta uma jogada acertada da Valve em termos financeiros? Seria positivo para a indústria? Existe sequer espaço no mercado para mais uma “máquina”? Só o tempo o dirá…

A NOVELA HALF-LIFE
Independentemente desta decisão, a Valve não deve esquecer que é também uma produtora de videojogos (pelo menos ainda é), e nesse campo existem “obrigações” que não podem ser menosprezadas. Neste particular o desenvolvimento do terceiro capítulo da série Half-Life está a transformar-se numa autêntica novela.
Tal como referi no texto do Frente a Frente na edição atual da BGamer, onde foi abordada a polémica em redor do final de Mass Effect 3, uma produtora tem toda a legitimidade para apresentar os conteúdos da forma que deseja e no momento que, na sua ótica, considera mais oportuno; no entanto, o feedback dos jogadores não pode ser menosprezado. Afinal, é para eles que os jogos são produzidos e, em última instância, são eles que vão ditar o sucesso (ou não) do projeto. Se os jogadores estão descontentes, é preciso ouvi-los, e no caso da série Half-Life, trata-se de uma espera demasiado longa e sem qualquer justificação. Faz sentido um novo jogo da série? Todo o sentido, ou não estivesse a história “incompleta”. A equipa tem know-how e verbas financeiras para realizar o projeto? Não conheço os números oficiais, mas não me parece que a Valve esteja com dificuldades financeiras, muito pelo contrário.

Excluindo esta questão de Half-Life, não tenho dúvida em considerar a Valve como uma das companhias mais importantes de sempre da história da indústria, com a certeza de que o futuro se afigura risonho, quer para Gabe Newell e restantes responsáveis, quer para nós, jogadores. E vocês? Acham que a Valve deve entrar na guerra das consolas?

Powered by Web Agency

17 Comentário(s)  Registe-se ou faça Login para comentar

Denunciar +2 #17 DeathPants64 2012-05-15 13:38
Citando Warrio_r:


Bom, o OnLive não teve só socesso la fora, pois eu utilizo (e gosto, pois o meu pc não presta para jogos, mal consigo jogar o Crysis) e acho que foi um bom conceito. E o Steam também é um bom programa, pois podemos comprar os jogos sem ter-mos de ir á loja para o comprar-mos. E todos sabemos que é bom, não é? Mas quando a VALVe começou a manda-la para as consolas, achei que eles iam começar a ganhar mais dinheiro. Claro que eles fazem os jogos por dinheiro, mas também para agradar os fãs, e nem todas as empresas têm esse gosto. Eles fazem os jogos somente para os fãs. Vejam o Call of Duty, dantes era bom, agora está neste estado. Mas pronto, eu acho que a VALVe deve entrar na guerra, pois acho que se vai sair bem!
Denunciar +1 #16 Warrio_r 2012-05-15 00:31
Pensem bem. Qual a vantagem de uma consola? - não ter que levar upgrades como o pc e á partida minimizar o custo-tempo de vida da mesma. Logo o que a valve quer é concorrer a um lugar para ganhar mais dinheiro com os jogadores de sofá.
Ou seja se conseguir fazer o que a microsoft fez em pouco tempo (gastando balurdios de dinheiro) sempre conseguem chegar a uma fasquia do mercado de jogos, cada vez mais elevado. Mas o que não entendo é que se eles vão estender o steam ás consolas,acho que já implementado na ps falta agora na xbox (rumores),será que na verdade eles querem ter a total liberdade e lucro sobre uma consola só deles? vejam o "on-live" como se saiu,se bem que apenas lá fora! Espero não estar a meter argoladas nisto. lol
Denunciar +1 #15 ig9981 2012-05-10 23:49
Citando DeathPants64:
Eu concordo e discordo. Concordo porque os requesitos para os jogos têm vindo a aumentar, e com o Minecraft as pessoas descobriram que os graficos nao interessam. Entao porque fazer jogos que precisem de um AlienWare para funcionar? Mas discordo porque a VALVe pode estar a fazer uma consola em que apenas vai por jogos da VALVe. Isso seria bom, mas também uma perda de dinheiro. Eu sendo um fã de todos os jogos da VALVe nao me importava de gastar uns "euritos" para a comprar. Mas é apenas uma opiniao e eu deixo a minha.


Olá! Eu compreendo o que queres dizer, mas acho que a Valve não iria passar a produzir jogos exclusivos para essa consola, eles iriam continuar compatíveis com os pcs... Logo haveria muita gente que tendo o pc para correr esses mesmos jogos não iriam investir na consola. Essa jogada, provavelmente, seria um flop financeiro... Mas tudo isto são suposições!

Cumps
Denunciar +2 #14 DeathPants64 2012-05-09 18:37
Citando ig9981:
(continuação)

Se a ideia é fabricar uma consola para entrar na guerra com Sony e Microsoft, acho que é quase suicídio, se a ideia é criar uma "pseudo-consola" para balizar os requisitos exigidos pelos jogos de computador acho uma estupidez, pois facilmente se faz isso se houver um compromisso por parte de quem “produz” para não andarem de ano para ano a aumentar os requisitos mínimos dos jogos.

Just my opinion…


Cumps!


Eu concordo e discordo. Concordo porque os requesitos para os jogos têm vindo a aumentar, e com o Minecraft as pessoas descobriram que os graficos nao interessam. Entao porque fazer jogos que precisem de um AlienWare para funcionar? Mas discordo porque a VALVe pode estar a fazer uma consola em que apenas vai por jogos da VALVe. Isso seria bom, mas também uma perda de dinheiro. Eu sendo um fã de todos os jogos da VALVe nao me importava de gastar uns "euritos" para a comprar. Mas é apenas uma opiniao e eu deixo a minha.

Cumprimentos!
Denunciar +1 #13 ig9981 2012-05-07 15:54
(continuação)

Se a ideia é fabricar uma consola para entrar na guerra com Sony e Microsoft, acho que é quase suicídio, se a ideia é criar uma "pseudo-consola" para balizar os requisitos exigidos pelos jogos de computador acho uma estupidez, pois facilmente se faz isso se houver um compromisso por parte de quem “produz” para não andarem de ano para ano a aumentar os requisitos mínimos dos jogos.

Just my opinion…


Cumps!
Denunciar #12 ig9981 2012-05-07 15:53
Boas!

Deve entrar se quiser levar uma "abada" dos tubarões das consolas...

A Valve é muito boa no que faz, mas no mundo das consolas penso que seria engolida pela Sony e Microsoft.

Se a ideia é ter jogos mais “estandardizado s”, então que produzam jogos sem requisitos cada vez maiores de ano para ano. Desta forma um PC de 2011 correrá sem problemas um jogo de 2013 ou 2014. Para quê fabricar uma consola se a solução seria assim tão fácil?

Ou será que a ideia é fabricar uma consola que permita upgrades de hardware e que dessa forma vai obrigar também os consumidores a continuar com as crónicas dores de cabeça "será que corre?", "4gb de RAM chega?", "2bg dedicados são suficientes?"... LOL


(continua)
Denunciar +3 #11 Trickz 2012-05-06 16:02
A Valve antes de entrar na guerra das consolas até completar o tão aguardado Half Life 3 ou Half Life 2 Episode 3!!!
Denunciar +2 #10 FilipeMacau 2012-05-06 15:06
Boa tarde a todos :)
A meu ver, se a Valve entra-se no mundo das consolas, iria criar mais um sistema do mesmo género da PSN, ou da XBox Live!, :/
Por um lado penso que poderia ser bom, porque quem não tem um bom pc, poderia jogar os jogos da Valve na consola, o que seria excelente, desde que a consola tivesse uma "placa gráfica" ainda melhor que a da PS3 ou da XBox 360 :/
Denunciar +2 #9 Warrio_r 2012-05-06 14:47
Não quero is contra a "maré" mas se a valve tenciona entra na guerra das consolas preparem se para nunca ver,e eu REPITO NUNCA o Half-Life episode 3 ver a luz do dia. lol Agora a sério,concorren cia nunca é demais e se a valve fizer o mesmo tipo de trabalho que fez no "STEAM" pode ser que seja um forte concorrente aos preços dos jogos xbox e até mesmo aos da PSN, apesar de eu não ser a favor de jogos por download por inumeras questões que levantam.
Denunciar +2 #8 Rasps 2012-05-06 11:38
Na minha opinião sim. A história e evolução dos videojogos deve-se ao aparecimento de consolas que impulsionaram a inovação nos videojogos. Algumas conseguiram outras não tiveram essa capacidade. Provavelmente quando surgiu a Sega e a nintendo também deve ter havido algum cépticismo em relação às 2, num entanto tiveram muito sucesso, infelizmente a sega acabou por não resistir mas a nintendo continua com grande sucesso nos dias de hoje. A seguir a estas 2 marcas veio as consolas da sony e da microsoft e trouxeram grande inovação ao mundo dos videojogos e que juntamente com a nintendo dominam este mundo de diversão. Por isso porque não haveria a valve de conseguir? Poderá ser uma ponte para novas formas de inovar os videojogos. A nintendo domina digamos pela interação do jogador com o jogo. A microsoft pelas suas capacidades técnicas. E a sony por ter os melhores exclusivos. A valve poderá trazer algo de novo ou superar estes fatores. Por isso que venha a consola e depois veremos
Denunciar +2 #7 sub-zero 2012-05-05 19:18
so tenho uma coisa a dizer: YES!!!
Denunciar +1 #6 MARIONET 2012-05-05 14:56
Porventura a Valve alguma fez aposta para perder?! Quando uma companhia domina a distribuição digital de conteúdos PC videojogáveis de forma avassaladora, quando propõe inovação e evolução, só posso confiar e acreditar num futuro deveras promissor! Caso entre na pseudo "Guerra" do mercado de consolas, acreditando no pressuposto da revolução e conquista de mercado, a Valve vai ser pelo menos uma proposta a considerar por um universo imenso de PC Gamers! A mim convensces de certeza!
Sony e Microsoft que se cuidem, pois ..."The force be with you Valve!"
Denunciar +2 #5 Tiagozak 2012-05-05 14:25
Como já domina o PC, só por isso a Valve já pode ser considerada um verdadeiro adversário para a Sony e a Microsoft. Só a Valve poderá, finalmente, integrar o PC nas consolas, iniciando uma nova era na indústria. Go go Valve!
Denunciar +3 #4 SirDanB 2012-05-05 01:37
half-life, e a imagem da valve(está, ainda, acima do steam), e tanto HL como HL2, e ate os episodios deste, foram inovadores em vários níveis. creio q este boato, e pelas palavras de G.Newell percebe-se, deriva daí. half-life 3 n pode desapontar, tem q ser inovador, tem q deixar os fas de boca aberta, tem q ser o melhor do seu tempo, como foram os seus antecessores.
acho q é por ai, se n existem computadores ou consolas capazes de satisfazer esse desejo ambicioso q a valve sempre satisfez, entao a consola, steam box ou outra coisa qlqr, deverá ser uma hipotese.
Denunciar -1 #3 tudor 2012-05-05 01:10
O conceito de uma consola hibrida é interessante mas eles deveriâo-se dedicar aos jogos,têm o exemplo da Sega mas estes acabavão mais rápido.
Denunciar +2 #2 DaRzU F1R3 2012-05-04 17:13
eu acho que sim a suas capacidades competem-lhe isso mas se entrar deverá demorar alguns anos a chegar ás grandes principais consolas PS3 e XBOX 360
Denunciar +2 #1 Joak12 2012-05-04 16:51
Acho que sim. Fez um grande trabalho no PC e acho que é tempo de "alargar horizontes".

a carregar... a carregar...